dezembro 08 2017 0Comentário
curso de lockout e tagout

curso de lockout e tagout.

curso de lockout e tagout.

Durante a manutenção de um equipamento é fundamental impedir o acionamento acidental, de modo, a proteger funcionários e evitar prejuízos.

Estatísticas:

Anualmente são muitos acidentes que são causados por acionamento de sistemas de energia durante a parada de equipamentos.

Desta forma é fundamental que os colaboradores tenham o curso de lockout e tagout, para ajudar a reduzir o risco de acidentes e altos custos com o mesmo.

O curso de lockout e tagout traz as medidas de inserção de bloqueios.

A instalação de avisos sobre um interruptor, válvula, etc, para evitar a reativação do equipamento.

Desta forma informar que a manutenção está sendo realizada e um acidente pode ocorrer caso o equipamento seja acionado.

Objetivo do curso de lockout e tagout.

O curso de lockout e tagout deve treinar os colaboradores a incluir registos sobre os trabalhos.

Quando há a intervenção de diversas pessoas ou especialidades nos trabalhos de manutenção e quando está presente um nível de risco elevado de acidente.

Riscos em atividades que envolvem eletricidade a tensões elevadas ou a intervenção em atmosferas explosivas ou inflamáveis o recurso deverá ser utilizado.

 

Todos envolvidos

Quem deve receber no curso de lockout e tagout.

Todos envolvidos devem receber um Kit de bloqueio.

Contendo garra de bloqueio etiqueta de identificação do funcionário cadeado e dispositivos de travamento de disjuntores.

Fundamentação do curso de lockout e tagout:

Fundamentada nas normas OSHA 1910.147, NR10, NR20, NR33 e NR12, o LOTO

O curso de lockout & tagout, é uma sistemática que garante o bloqueio (lockout), de energias ou produtos no momento em que o trabalhador estiver em situação de risco grave ou eminente.

Uso de etiquetas

Através do uso de etiquetas padronizadas, alertando para o perigo de se operar o equipamento e quem é o responsável pela interdição torna o ambiente de trabalho muito mais seguro.

Desta forma o processo operacional ficará em conformidade com as normas de segurança que regulamentados em normas de segurança.

É necessário a implementação de uma estrutura fundamental de treinamentos, reciclagem, procedimentos, gerenciamento, dos dispositivos de bloqueio e condições físicas apropriadas para uso de curso de lockout e tagout ter resultados satisfatórios.

 

Conheça também nosso curso de NR 10

Em caso de dúvidas ligue (11) 4432-0315 ou consulte a NR 12 MTE

Deixe seu comentário