Teórico / prático.

Curso de supervisor de espaço confinado

Curso de supervisor de espaço confinado

O curso de supervisor de entrada em espaço confinado é necessário para qualquer atividade em espaço confinado conforme a norma NR 33.

Nosso objetivo é que ao realizar o curso de supervisor de entrada em espaço confinado o participante tenha pleno conhecimento do que é um espaço confinado

A necessidade de supervisionar espaços confinados está presente em praticamente todos os seguimentos indústrias e comerciais.

Espaços confinados representam perigos porque não são projetados para serem ocupados por pessoas conforme

Porem para a execução de alguns trabalhos a tecnologia ainda não conseguiu substituir o homem.

Espaços confinados frequentemente têm pouca ventilação, o que permite que atmosferas perigosas se desenvolvam rapidamente, especialmente se o espaço for pequeno.

Por existir ambientes tais como silos, reservatórios de agua ou produtos químicos, esgotos, caixas, tubos, poços de acesso, chaminés, caldeiras, câmaras de visita ou galerias de cabos subterrâneos.

O curso de supervisor de entrada em espaço confinado foi desenvolvido pela New Seg Treinamentos para que o futuro supervisor identifique os seguintes riscos:

  • Quantidade insuficiente de oxigênio para o trabalhador respirar ou a presença de asfixiantes conforme a NR 33
  • Presença de substâncias químicas ou biológicas perigosas conforme análise de risco.
  • Risco de incêndio ou explosão
  • Perigos “mecânicos”: partes móveis de equipamentos, riscos estruturais, engolfamento, entrelaçamento, escorregões, quedas, colapso ou queda de detritos
  • Acesso e resgate.
  • Permissão de entrada.

No curso de supervisor de entrada em espaço confinado o aluno entenderá a necessidade da permissão de entrada em espaço confinado antes que alguém entre conforme a fundacentro.

A permissão se aplica a apenas um espaço, mas permite que um ou mais trabalhadores tenham várias entradas de acordo com o tempo e horário descrito na permissão de entrada.

No curso de supervisor de entrada em espaço confinado é demonstrado primeiramente na prática situações de entrada em  que o seu equipamento de segurança deve funcionar de forma rápida e sem falhas.

Diante do exposto é de fundamental importância que seu treinamento seja de adequado e com equipamentos de alta qualidade principalmente em espaços confinados.

Conteúdo programático do curso de supervisor de entrada em espaço confinado .

  1. definições conforme NR 33;
  2. reconhecimento, avaliação e controle de riscos aliás se os riscos não forem controlados você não poderá entrar no espaço confinado;
  3. funcionamento de equipamentos utilizados principalmente os de resgate ;
  4. procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho conforme a norma;
  5. noções de resgate e primeiros socorros.
  6. identificação dos espaços confinados conforme a ABNT;
  7.  critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos embora devemos realizar a análise de risco;
  8. conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados entretanto tudo será demonstrado na prática;
  9. legislação de segurança e saúde no trabalho conforme nr 33
  10. programa de proteção respiratória conforme o PPR programa de proteção respiratória;
  11.  áreas classificadas;
  12. operações de salvamento.

Comunicação em ambientes confinados.

No curso de supervisor de entrada em espaço confinado o aluno terá condições de orientar um vigia que é o responsável que fica fora do espaço confinado monitorando o trabalho.

A salvação de quem está em perigo dentro de espaços confinados deve ser rápida pois contaminantes ou falta de ar respirável pode gerar consequências graves a vítima.

A quantidade de perigos potencialmente presentes requer estratégias e conhecimento de salvamento desenvolvidas no curso de supervisor de entrada em espaço confinado.

O curso de supervisor de entrada em espaço é indispensável para que o participante aprenda a controlar as condições de risco em espaço confinado tais como:

Certifique-se de que a atmosfera é segura.

Mantenha o espaço confinado bem ventilado, retire com segurança quaisquer contaminantes e realize testes atmosféricos antes que alguém entre.

Faça testes com um detector de gases antes e durante os trabalhos e utilize um respirador apropriado se você for incapaz de manter níveis seguros de oxigênio consultando o Programa de Proteção Respiratória (PPR) da sua empresa.

Fontes de ignição.

Em espaço confinado fontes de ignição podem causar incêndios ou explosões.

Verifique que a quantidade de gás, vapor ou névoa inflamável no espaço confinado seja inferior ao limite explosivo inferior (LEL).

Caso ultrapassar você deve usar um detector de gás inflamável e se o LEL for maior e não for possível controlar este limite o trabalho deve ser cancelado para descontaminação da atmosfera.

Você se programou para um procedimentos de emergência?

Caso não tenha bons procedimentos de primeiros socorros e de resgate, e você deverá treinar junto com a sua equipe para depois executar os trabalhos para adiantar poderá ler sobre o assunto.

Treinamento do trabalhadores

Os trabalhadores e supervisores devem entender os riscos de um espaço confinado contidos na PET e na análise de risco, em espaço confinado ser treinados e saber o que deve ser feito em situações de emergência.

“Faça a diferença agora mude seu futuro para melhor invista em você .”

Cursos relacionados.

Veja mais cursos

Operador de plataforma aérea

Teórico / prático

Operador de ponte rolante

Teórico e prático

Operador de transpaleteira

Teórico e prático.

Não perca a oportunidade

Ligue agora e reserve sua vaga.

WhatsApp
Chamar no Whatsapp
Ligue agora!
New Seg Treinamentos
Click no botão e fale conosco.